Morfossintaxe

Papéis temáticos

Saiba tudo sobre a identificação de papéis temáticos e sua importância.

02-12-2020Por Adressa Leticia alves, Larissa de Souza Silva e Larissa de Souza Moraes(Alunas do 3º ano de Português-Francês/UEM) Orientador: Hélcius Batista Pereira

Você, leitor(a), já ouviu falar em papeis temáticos? Pois saiba, que toda oração pode ser interpretada pelos papeis temáticos, um processo por meio do qual um verbo atribui um sentido aos termos de uma sentença. Alguns teóricos tentaram listar os principais papeis temáticos. Dentre eles, Chafe propôs uma lista com seis conceitos de papeis temáticos: Agente, Paciente, Experienciador, Beneficiário, Instrumento e Lugar. Parece difícil, né? Mas sem perceber, utilizamos desses recursos diariamente em nossa língua. Para facilitar a sua compreensão, abordaremos cada papel temático e ilustraremos com exemplos.

Primeiramente o papel temático Agente é aquele que realiza a ação, ou seja, ele faz a ação na oração. Se observarmos a seguinte oração, “O Leão matou o Lobo”, veremos que o Leão faz a ação de matar o Lobo, já o Lobo estava vivo e sofre uma mudança de estado, pois ele é morto pelo Leão. Nesse caso, o Lobo é considerado como Paciente, por estar em um determinado estado, e com a ação do Leão, sofre uma mudança.

Outro papel temático é o Experienciador, que é aquele que está mentalmente disposto a receber uma experiência, percepção, etc. Não é o instigador da ação. Existem muitos verbos que aparentam ter uma noção de ação, mas que na verdade não apresentam uma ação real que acontece no mundo, mas sim, uma ação internalizada. Por exemplo, “Maria gosta de maçã”, nesse caso, Maria não faz a ação de gostar, mas experiencia esse sentimento de gostar. Pense bem: para gostar não precisa fazer nada, é algo interno mesmo, que não envolve movimento, realizado por alguém que tem domínio do que faz.

Já o papel temático, Beneficiário, é aquele que se beneficia da ação, que recebe algo. Na oração, “Junior envia flores para Carol”, Carol foi o beneficiário porque recebeu as flores. Fácil, não?!

Outro papel temático de fácil compreensão é o Instrumento, que é algo que o agente usa na ação. Ou seja, ele é usado por alguém para fazer aquela ação; o instrumento não faz ação sozinho. Na sentença “A bola quebrou a vidraça”, a bola é o instrumento usado por alguém que faz ação, mas esta não consegue fazer ação sozinha.

Alguns termos da sentença recebem o papel temático de Lugar já que indicam espaços. Por exemplo, “Eu vou na UEM”, “na UEM ” recebe o papel temático de lugar, pois o sujeito está afirmando que estuda em uma universidade especifica.

Para finalizar, acredito, que após essa explicação sobre papeis temáticos, você deva estar se perguntando: afinal, qual a importância do uso de papeis temáticos? Ora, vejamos, entender os papeis temáticos é fundamental para interpretação da sentença e das orações. Saber quem faz a ação e quem recebe, é de grande importância para atividades de interpretação textual.