Morfossintaxe

O discurso sobre o Trintinha

Aprendendo a fazer um estudo da construção discursiva do texto

13-05-2021Por: Amanda Thayse da Silva BatistaAluna de Letras Português-FrancêsOrientador: Hélcius Batista Pereira

Do ponto de vista discursivo, um texto é construído através de estratégias diversas. Por exemplo, podemos observar as pessoas do discursos, ou seja, aquele que fala no texto (um autor ou locutor), identificado muitas vezes por pronomes de 1ª pessoa e, também, aquele para quem se diz (um leitor ou interlocutor), identificado pelos pronomes de 2ª pessoa. Mas o texto também trata de algo relacionado ao pronome de 3ª pessoa: é o seu assunto ou o seu tópico. Para sua melhor compreensão, leitor, vou exemplificar analisando um artigo de opinião veiculado pela Uol de Matheus Pichonelli Sequelas do negacionismo serão profundas mesmo no pós-pandemia, disponível nesse link a seguir: https://tab.uol.com.br/colunas/matheus-pichonelli/2021/03/24/sequelas-do-negacionismo-serao-profundas-mesmo-ao-fim-da-pandemia.htm


Observe: nele, Matheus Pichonelli é aquele que fala (1ª pessoa.) e nós leitores somos aqueles que escutam ou leem (2ª pessoa.) E qual seria o assunto ou tópico? O Trintinha é o assunto (3ª pessoa). Nesse caso o assunto é uma pessoa, mas pode ser um objeto ou um acontecimento, certo?


Identificar quem fala e quem escuta é fácil, mas identificar o assunto ou tópico pode parecer difícil, certo? Não. Sinto te informar que você está equivocado. É algo simples se olharmos com atenção. Veja esse trecho:

“Na cidadezinha para onde os pais de um grande amigo se mudaram no começo da pandemia, circula como alma penada um morador que nos últimos meses ganhou o apelido de Trintinha.”


Observe, caro leitor, que para introduzir o assunto "Trintinha" o autor optou por algumas estratégias. Primeiro criou uma sentença com o verbo “circula” (circular), o qual escolheu como sujeito a estrutura “Um morador que nos últimos meses ganhou o apelido de Trintinha”. Assim, o Trintinha é apresentado e localizado em um espaço, a cidade. A estrutura “um morador que” destaca um dentre outros moradores da cidadezinha. Esse morador é justamente um dos tópicos do texto. Com esse procedimento tornou o “Trintinha” um conhecido para nós leitores. Consequentemente, na sequência, o autor pode utilizar o artigo definido “o” para referir-se ao Trintinha, considerando que ele já é “assunto velho” para os leitores do texto. Como no exemplo:

“Na descrição das pesquisas de opinião, o Trintinha tem 100% de aproveitamento no check list.”


Além do grande tópico “Trintinha”, há também outros tópicos menores, que são o detalhamento do assunto maior “Trintinha”, a fim de conhecermos melhor o personagem e refletir a respeito do grupo de indivíduos que ele representa. Para a apresentação de tópicos menores o autor utiliza os verbos apresentacionais como o verbo “ser”. Através da leitura, que seu nome é uma derivação de trinta, uma referência aos apoiadores incondicionais do presidente. Veja neste trecho:

“Não procure o significado no dicionário. Trintinha é uma derivação semântica do algarismo 30. É uma referência ao índice de eleitores dispostos a aceitar, obedecer, apoiar e divulgar tudo o que faz ou fala o presidente da República.”


Além disso, temos também a predicação atuando sobre “Trintinha”. Ou seja, o texto vai discorrendo sobre suas características e suas ações. Perceba, no trecho anterior, que as palavras “aceitar, obedecer, apoiar e divulgar” vão dando contorno às atitudes do Trintinha, por exemplo.


Assim, um texto sempre apresenta unidades discursivas construídas da seguinte maneira: o autor apresenta os tópicos e, em seguida, desenvolve esse tópico, detalhando-o.

Entretanto, um texto não contém somente uma unidade discursiva, ao longo do texto o autor acrescenta diversas unidades discursivas que aparecem conectadas com as demais. Às vezes as unidades discursivas podem apresentar-se justapostas, ou seja, sem nenhum elemento linguístico que esteja sendo usado de forma explícita para a conexão. Observe que no trecho seguinte temos a ligação das unidades por meio dos marcadores de conexidade textual como “só que”.

“Só que, de um ano pra cá, quando a pandemia deixou de ser um medo distante e passou a vitimar amigos, familiares e vizinhos, a conversa do Trintinha deixou de ser uma mera amolação. Passou a gerar revolta.”


Com todos esses procedimentos, o autor desenvolve sua narrativa e avaliação a respeito de Trintinha. Logo somos informados de que a atitude negacionista do personagem subestimando a atual pandemia transforma o mesmo em uma figura incômoda, ao ponto de ser um sujeito insuportável, excluído e evitado em círculos sociais, isto é, um sujeito em isolamento social, mas não por conta da pandemia. Desse modo, defende a tese de que o isolamento social continuará para tipos populares como o Trintinha - defensores das ideias sustentadas pelo Presidente da República - como se fosse uma sequela da pandemia que estamos vivendo.


Percebeu como não é difícil observar um texto sob um olhar discursivo? É preciso apenas ter atenção sobre os procedimentos usados nos textos, para organizar seus tópicos e suas unidades discursivas. Essa observação com certeza fará com que se possa compreender melhor os significados, as ideias e as teses apresentadas pelo texto.