Morfossintaxe

Construções de tópico

Destacando o assunto.

23-11-2020Por Nauber Yuiti Shimizu e Paola Fernanda Costa Granella (Alunos Letras Português/Inglês) Orientador: Hélcius Batista Pereira

Sabe aquela carta fora do baralho? A construção de tópico é aquela pecinha que parece estar fora da casinha na sentença (não tem uma função a partir da predicação do verbo), mas na verdade tem uma função importante para identificar o tema do discurso.

Sabe aquela pessoa que parece não estar falando certinho porque não segue a tríade sujeito, verbo e predicado? Ela pode estar utilizando a estrutura funcional de construção de tópico. Ela sempre começa com o tema e depois discorre sobre o assunto.

Veja as frases abaixo:

(1) O cachorro... O pedestre foi mordido na rua.

Na construção de tópico, “O cachorro” é a carta fora do baralho (sentença), que serve para identificar o assunto, apenas.

(2) O cachorro… Ele mordeu o pedestre.

Nesse exemplo de construção de tópico, “O cachorro” não recebe do verbo o papel temático de agente do verbo. É um antecedente que faz referência a “Ele” que é de fato o agente da sentença.

(3) O cachorro… O cachorro mordeu o pedestre.

A construção de tópico “O cachorro” é um elemento repetido.

Portanto, na construção de tópico, temos um elemento deslocado à esquerda. Embora seja uma carta fora do baralho, pode servir de referência para elementos que ainda estão por vir ou ser um elemento duplo.