Morfossintaxe

A predicação

Quando um elemento da frase transfere seu significado para outro

22-10-2020Por: Carmen Heloisa Montes Carvalho, Isabela Garcia dos Santos e Natasha Dicati Pereira da Silva Guerra (alunas do 3º ano de Português/Inglês/UEM)Orientador: Hélcius Batista Pereira

Você sabe o que é predicação? Não? Nós podemos te ajudar. A predicação nada mais é do que um processo que acontece dentro de uma sentença, conhecida também como frase ou oração. Nele, um termo, que é chamado de predicador, transfere significado a um outro termo, chamado de escopo, mudando a interpretação que temos dele. Como assim?

Vamos ver a seguinte frase: “A Maria é bonita”. O “A” nesse exemplo tem como função ser um predicador que move para “Maria”, o escopo, um novo sentido, determinando ele. Não é qualquer Maria, é “A Maria”. Isso também acontece com o verbo “é”, que é o predicador do escopo “bonita”, Maria não é feia, carismática ou legal, ela é bonita.

A predicação pode ocorrer tanto com expressões nominais como podemos ver em “Aquelas flores ali”, quanto com expressões que têm como centro um verbo como no exemplo “Aquelas flores ali são brancas”. Com os nomes, o predicador pode ser classificado em três tipos: modalizadores, que emitem juízo de valor, qualificadores, que atribuem qualidades e quantificadores, que aumentam ou reduzem a quantidade de indivíduos, objetos. Com os verbos observamos outro fenômeno, há uma transferência semântica de “agente” e “paciente”.

Observe como o verbo atua no processo de predicação na frase “Júlia comprou uma blusa azul”. O predicador “comprou” atribui ao escopo “Júlia” a função de agente, ou seja, é “Júlia” quem realiza a ação de comprar. Como quem compra, compra alguma coisa, precisamos do paciente, nesse caso algo que desempenha a função de ser comprado é o caso da “blusa azul”. Lembrando que o predicador “uma” também determina e quantifica o escopo “blusa” porque não foram duas ou quatro, mas sim uma peça e para terminar temos o predicador “azul” que qualifica o escopo “blusa”.

E aí, agora você já sabe o que é a predicação? Esperamos que você tenha entendido melhor com essa publicação. Aguardamos vocês no nosso próximo post do “Mastigando Letras”, não esquece de dar aquela força e compartilhar com seus amigos. Até a próxima!