Plano de Aula - Prática de Formação professor de Língua Inglesa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
Letras-Inglês e literaturas correspondentes
Disciplina: Prat. formação prof. língua inglesa
Profª: Luciana Cabrini Simões Calvo
Aluna: Eugênia de Góis Haberkorn; RA: 113019
PLANO DE AULA
Público-alvo: 2º ano do Ensino Fundamental (7-8 anos)
Conteúdo: História “Little Red Riding Hood”
Objetivos: Propiciar o contato com o gênero conto de fadas; trabalhar com o vocabulário pertinente à história; contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora; estimular a criatividade dos alunos.
Procedimentos de ensino
A aula será dividida em três etapas: pré-leitura, a leitura da história e as atividades de pós-leitura. Primeiramente, farei uma atividade para trabalhar prediction, na qual trarei figuras relacionadas ao conteúdo da história (atividade 1), o que compreende o trabalho com vocabulário e a associação de conhecimentos prévios por parte dos alunos. As imagens serão mostradas uma a uma e os alunos poderão dizer o nome da história após a última imagem. Então, farei perguntas para a sala como um todo (oralmente), para estimulá-los a fazerem previsões sobre o que acontece na história (perguntas da atividade 1).
Em seguida, apresentarei o conto de fadas e farei uma leitura em inglês (utilizando o português quando necessário), retomando as perguntas da atividade 1 nos momentos de interação durante a leitura para saber se as previsões dos alunos se confirmaram ou não. Após a leitura, os alunos farão uma atividade de compreensão (atividade 2), ligando imagens e frases a fim de organizar os acontecimentos da história. Logo depois, faremos uma breve discussão a partir de afirmações relacionadas à moral da história (atividade 3). As frases serão escritas na lousa e eles poderão debater se concordam ou não, se as afirmações são corretas ou não, justificando suas respostas.
Por fim, após reconhecer a moral da história (don’t trust strangers/don’t disobey your parents), os alunos deverão pensar em como o fim da história poderia ter sido diferente caso Chapeuzinho não tivesse conversado com o lobo (eles poderão discutir em pares ou em grupos) e deverão registrar suas ideias por meio de um desenho em uma folha sulfite (atividade 4). A atividade será intitulada My Little Red Riding Hood (porque cada aluno fará sua versão) e os desenhos serão expostos no mural da sala de aula.
Materiais
Livro “Little Red Riding Hood” para leitura; figuras impressas; exercício impresso; folhas de papel sulfite; lápis para escrever e para colorir.
Referências
Livro: SWAN, Joanne. Little Red Riding Hood: Primary classic readers. 1. ed. New Editions, 2004. https://drive.google.com/file/d/1RxxNVqOi_8gzcMeL-XTZlbYZWp6YXNK5/view?usp=sharing
Apêndice
ACTIVITIES
Look at the pictures, repeat the words and guess the story:
What do you think that will happen to the girl/the wolf/the grandmother in the story?
What do you think there is in the basket?
Is there someone evil in the story? Who?
Match pictures 1-7 with the parts of the story:
( ) The woodcutter saves Little Red Riding Hood.
( ) The wolf wears Grandmother's nightcap.
( ) The wolf attacks Grandmother.
( ) Little Red Riding Hood talks to the wolf.
( ) The wolf eats Little Red Riding Hood.
( ) The woodcutter helps Grandmother.
( ) The girl gets a red coat with a hood.
What do you think about these sentences? Are they right or wrong, and why?
It is dangerous to tell a stranger where I am going.
I have to obey my parents.
It is not dangerous to go out by yourself.
I don’t have to help my parents when they ask me to.
It’s your turn! What would be the end of the story if Little Red Riding Hood had not talked to the wolf? Draw it below.
Title: MY LITTLE RED RIDING HOOD
(student’s drawing)