Língua Inglesa

Lesson Plan - "The hare and the tortoise"

06-05-2022Orientadora: Luciana Cabrini Simões Calvo Aluna: Lívia Cruz Pedro

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

Letras inglês e literaturas correspondentes


Disciplina: Práticas de Formação do Professor em Língua Inglesa

Docente: Luciana Cabrini Simões Calvo

Discente: Lívia Cruz Pedro


PLANO DE AULA


Título da história: The hare and the tortoise

Contexto/Público-alvo: Primary school children

Objetivos: Trabalhar com a fábula “A lebre e a tartaruga”, buscando envolver os alunos antes, durante e após a história a ser contada.

Duração: 2 aulas de 50 min


PROCEDIMENTO DE ENSINO


- Inicialmente, apresentar aos alunos o tópico que será trabalhado, introduzindo o objetivo da atividade e dar as instruções.


- A disposição dos alunos na sala de aula será a seguinte: as crianças serão organizadas em um círculo, sentadas no chão uma ao lado da outra, visando facilitar a participação delas ao longo da história, além delas conseguirem visualizar melhor as imagens que serão mostradas.


Pre-activity


- O título da fábula será escrito na lousa em caixa alta, sendo um momento oportuno para ensinar o vocabulário aos alunos;


- Mostrar as imagens (Imagem 1 e Imagem 2), de maneira impressa ou online, dependendo dos recursos que o professor dispuser no momento e trabalhar o predicting, questionando os alunos com as seguintes perguntas:


1. What do you think the story is about?

2. Who do you think the main characters are?

3. Where does the story take place?


- Depois de trabalhar o predicting, perguntar se eles já ouviram falar dessa história.


While-activity


- Fazer a leitura da fábula, mostrando a imagem da lebre e da tartaruga no palito (Anexo 1), movimentando-as no decorrer da história; Ao contar a história, interagir com os alunos, usando algumas das perguntas sugeridas a seguir.


- Inicia-se o momento da leitura:

Once a hare was roaming near a lake in a forest. (mostrar a imagem da lebre no palito - Anexo 1) Suddenly he saw a tortoise (mostrar a imagem da tartaruga no palito - Anexo 1) and mocked at him saying - "Hurry up, you slow coach! Don't you find life very dull taking so long to cover a few yards? I could have run to the other side of the lake by now. The tortoise felt teased and dared the hare to a race. The race was to be through the wood to a fixed goal.


- Ler o primeiro e o segundo parágrafo da fábula e perguntar para os alunos:

● What is happening in the beginning of the story?

● Who do you think will win the race?


The hare agreed laughingly. In a few minutes he was away and out of sight. "What a funny race it is!" he said to himself, "I am already half -way through. But it is tootoo cold; why not have a nap in the warm sunshine?"

- Ler o terceiro e o quarto parágrafo da fábula e perguntar para os alunos:

● Why did the hare decide to have a nap?


The tortoise walked steadily on and on. In a short time, he passed by the sleeping hare. The hare slept far longer then he had intended. When he woke up at last, he looked around in surprise and said to himself," Not even a sigh of the poor tortoise anywhere so far; I had better trot along and finish the race."

- Ler o quinto e o sexto parágrafo da fábula e perguntar para os alunos:

● What is happening in this part of the story?


The hare ran to the goal. He was amazed to see all the animals cheering the tortoise who had arrived just a minute earlier. How ashamed he felt indeed!

- Ler o sétimo parágrafo da fábula e perguntar para os alunos:

● Who won the race?

● How did the hare feel?


- Finalizada a leitura, passar para o momento do post-activity


Post-activity


- Dar um feedback a respeito das predictions feitas por eles;


- Posteriormente, fazer as seguintes perguntas:

1. Who fell asleep during the race? Why did it happen?

2. Who is your favorite character? Why?

3. What could you learn with this story?

4. Do you know another story with animals? Mention some of them.

5. Do these stories teach a lesson? Why do you think that?


- Distribuir cartões (Anexo 2), com imagens da história, recortados no chão e junto da professora, colocá-los organizados em ordem cronológica;


- Após essas atividades com foco na compreensão da história, trazer, de maneira oral, três opções de moral da história e pedir para que os alunos escolham a mais indicada para a fábula:

1. “Do not attempt the impossible.”

2. “Slow and steady wins the race.”

3. “Take care of the little things and the big things will take care of themselves.”


- Depois de escolhida e discutida a moral mais adequada para a fábula, pedir para que os alunos representem artisticamente o que aprenderam com a história, então, distribuir uma folha A4 para cada, e dar as instruções para eles desenharem;

- Recolher os desenhos feitos por eles para serem futuramente expostos no corredor da escola ou da própria sala de aula;

- Feito isso, a professora irá passar, se possível, conforme a estrutura da sala de aula, um vídeo (Anexo 3), com uma música infantil que resume a fábula. Irá passar uma vez, depois pausar e escrever o refrão na lousa e ensinar/praticar com eles, depois tocar o vídeo mais uma vez e pedir para eles cantarem todos juntos;

- Por último, explicar a atividade (Anexo 4): dar os comandos de como deve ser feita, distribuir as folhas impressas para os alunos e pedir para realizarem.


Recursos/materiais:


- As imagens serão utilizadas na pre-activity, para o predicting dos alunos.

Imagem 1 e 2:


Imagem 01 disponível em: https://ideiasesquecidas.com/2019/01/10/a-tartaruga-do-longo-prazo-e-a-lebre-do-curto-prazo-ou-de-burst-em -burst-ate-o-burnout/.

Imagem 02 disponível em: https://www.bbc.co.uk/teach/school-radio/audio-stories-the-hare-and-the-tortoise/zfggy9q.


- Fábula completa:

THE HARE AND THE TORTOISE

Once a hare was roaming near a lake in a forest. Suddenly he saw a tortoise and mocked at him saying - "Hurry up, you slow coach! Don't you find life very dull taking so long to cover a few yards? I could have run to the other side of the lake by now."

The tortoise felt teased and dared the hare to a race. The race was to be through the wood to a fixed goal.

The hare agreed laughingly. In a few minutes he was away and out of sight.

"What a funny race it is!" he said to himself, "I am already half -way through. But it is too too cold; why not have a nap in the warm sunshine?"

The tortoise walked steadily on and on. In a short time, he passed by the sleeping hare.

The hare slept far longer then he had intended. When he woke up at last, he looked around in surprise and said to himself," Not even a sigh of the poor tortoise anywhere so far; I had better trot along and finish the race."

The hare ran to the goal. He was amazed to see all the animals cheering the tortoise who had arrived just a minute earlier. How ashamed he felt indeed!

Moral: Slow and steady wins the race

Disponível em: https://andonovicmilica.files.wordpress.com/2018/07/short-stories-for-children.pdf.

Anexos:

Anexo 1: Enquanto o professor estiver contando a história, essas duas imagens no palito serão utilizadas para “ilustrar” a história, além de ser uma forma de manter a atenção dos alunos.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/500251471105950178/.

Anexo 2: Durante a realização da atividade, essas imagens estarão recortadas e embaralhadas, e os alunos terão que organizá-las em ordem cronológica da fábula, no post-activity

Disponível em: https://www.twinkl.pt/resource/t-t-11498-the-tortoise-and-the-hare-story-sequencing-cards.


Anexo 3: Refrão da música que será ensinada aos alunos.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OCg0f18XUyQ.

Anexo 4: Última atividade do post-activity para finalizar a aula: os alunos terão que, por meio de tentativas, levar a tartaruga até a chegada.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/325455510569150203/.


Referências:

DREAM English Kids. The Tortoise and the Hare. Youtube, 7. nov. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OCg0f18XUyQ. Acesso em: 10. nov. 2021.

FREE Printable The Tortoise and the Hare Maze. Pinterest. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/325455510569150203/. Acesso em: 20. nov. 2021.

GUNZIA, Arnaldo. A tartaruga do longo prazo e a lebre do curto prazo (Ou de burst em burst até o burnout). Forgotten Lore . Disponível em: https://ideiasesquecidas.com/2019/01/10/a-tartaruga-do-longo-prazo-e-a-lebre-do-curto-prazo-ou-de-b urst-em-burst-ate-o-burnout/. Acesso em: 20. nov. 2021.

SHORT Stories for Children for Spoken English Program (p.7-8). Spoken English: Short Stories. Disponível em: https://andonovicmilica.files.wordpress.com/2018/07/short-stories-for-children.pdf. Acesso em: 10. nov. 2021.

PALITOCHES A lebre e a tartaruga. Pinterest. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/500251471105950178/. Acesso em: 20. nov. 2021.

THE Hare and The Tortoise. BBC Teach School Radio. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/teach/school-radio/audio-stories-the-hare-and-the-tortoise/zfggy9q. Acesso em: 20. nov. 2021.

THE Tortoise and the Hare Story Sequencing Cards. Twinkl. Disponível em: https://www.twinkl.pt/resource/t-t-11498-the-tortoise-and-the-hare-story-sequencing-cards. Acesso em: 20. nov. 2021.