Ensino e Discurso

Bolo de convivência na pandemia

Um exemplo de texto instrucional

18-02-2021Por: Matheus Gomes da Silva (ra110777@uem.br)Aluno de Letras-PortuguêsOrientadora: Pedro Navarro

Considerando o aumento do coronavírus e o isolamento social imposto a nós, pelas autoridades sanitárias, estive lendo alguns materiais sobre a pandemia de COVID-19 e sei que a sociabilidade digital veio para ficar. Vocês me conhecem e sabem que sou um adepto da internet e das redes sociais. Agora, mais do que nunca, tento manter a saúde mental, conservando nossa amizade e nosso afeto. Que saudade de todos!

Recebi, recentemente, o pedido de alguns amigos e familiares sobre o que fazer para diminuir as distâncias, por meio dos dispositivos digitais, da internet e das redes sociais. Sei que muito tem se falado da necessidade de ficar em casa. Ela é real, mas também é real que sentimos falta do contato presencial. Assim, para diminuir nossa sensação de solidão, nossa ansiedade por nos abraçarmos e festejarmos juntos nossas vitórias e partilharmos nossas angústias, trago uma receita: o bolo de convivência na pandemia.

Ingredientes

Facebook a gosto

WhatsApp (uma pitada)

Instagram (1 colher de sopa)

2 xícaras de amor

1 xícara de carinho

2 colheres de alegria

2 colheres de generosidade

Modo de preparo

Mantenha a mente livre de tristezas; procure os amigos e parentes mais próximos. Para preparar essa deliciosa receita, acesse a internet ou as mídias digitais e coloque duas xícaras de amor, uma xícara de carinho, duas colheres de alegria, duas de generosidade e uma pitada de solidariedade e vá misturando devagar. Convide um amigo e compartilhe com ele suas emoções e vitórias, use a imaginação e a sua empatia para cativar e manter as pessoas próximas de você. Lembre-se: você não está sozinho! Mexa com cuidado, por, aproximadamente, 5 minutos. Observe se alguém precisa de apoio para que a massa não desande. Seja gentil e respeitoso.

Ainda durante o preparo, adicione o Facebook a gosto, coloque uma pitada de WhatsApp e uma colher de Instagram. Lembre-se de que você tem belas imagens, momentos muito gostosos para compartilhar com os seus. Não é porque você está isolado que precisa ficar só. A vida é uma grande vasilha para colocar um pouquinho daquilo que somos. Juntos e misturados, na dose perfeita, conseguimos construir uma vida muito gostosa. A participação de cada um fará nossa receita mais saborosa. Use a criatividade nesta receita, você pode substituir alguns ingredientes, se desejar, só não retire o amor. Ele é fundamental para o sucesso da massa.

Unte a forma com gotas de amizade. Coloque toda a massa preparada e leve ao forno em temperatura de 180 graus de gentileza. Quando a mistura estiver pronta, quente, sem bolhas de ansiedade e acolhedora, coloque-a no coração, não deixe esfriar. Este é um prato que se saboreia quente. Agora, compartilhe doses de felicidade com amigos e parentes. E seja feliz.

Rendimento: milhares de amigos e de parentes conectados.

Referências bibliográficas

NAVARRO, Pedro; BAZZA, Adélli B. O texto instrucional em redações de processos seletivos.

Imagem da capa

Freepik. Vetorizado por rawpixel.com. Disponível em: https://bit.ly/37r5L3b.