Editorial

Dia da Consciência Negra

19-11-2022Por: Érica Fernandes Alves, Fabrício César de Aguiar, Geniane Diamante F. Ferreira e Hélcius Batista PereiraDocentes do Curso de Letras/UEM e Coordenadores do Mastigando Letras

Criado em 2003 e instituído nacionalmente pela Lei 12519/2011, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi escolhido por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. Inicialmente, 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, foi sugerido, mas devido à questionável eliminação desta prática no país, a ideia foi deixada de lado.

De fato, apesar de termos o ano de 1888 como aquele em que foi aprovada a Lei Áurea, sabemos que, para os escravizados e seus descendentes, a completa liberdade não foi alcançada naquele momento, já que foram deixados à sua própria sorte sem nenhum tipo de assistência ou reparação pelos danos por eles sofridos. Desde então, o racismo, de modo estrutural, tem mantido a população negra à margem e hoje, 134 anos depois, mesmo com significativas conquistas por parte do Movimento Negro, a sociedade brasileira ainda tem muito a avançar nesse sentido.

Assim, o Dia da Consciência Negra chama à reflexão acerca da inserção do povo negro na sociedade brasileira. Como bem pontuado pelo escritor Millôr Fernandes, “O Brasil tem um enorme passado pela frente”. Este é o dia para pensarmos mais sobre discriminação e equidade social, bem como o reconhecimento da inestimável contribuição dos filhos da África em nosso país. É importante não esquecer que nosso país foi construído por meio da escravidão, com suor e sangue negro. Além disso, o Brasil está, felizmente, indelevelmente marcado pela cultura africana, mesmo que ainda hoje haja a tentativa de seu apagamento.

Deste modo, o Mastigando Letras não pode se furtar de comemorar esse dia, convidando toda a comunidade a tomar consciência do racismo que atinge mais da metade da população brasileira e a celebrar toda a riqueza cultural com a qual os filhos da África nos presentearam.

Então, nesta semana, o Mastigando estará publicando conteúdos que nos lembrem de festejar a cultura africana no Brasil.